Projectos Finais de Curso de Eng. Informática


     Os projectos de fim de curso visam essencialmente o desenvolvimento de aplicações informáticas em estreita colaboração com as empresas preferencialmente localizadas no distrito de Setúbal. Os objectivos a atingir são, para além da execução técnica do projecto, os seguintes:

  • desenvolvimento de diversas formas de cooperação com as empresas da região;
  • criação de uma estrutura (material, humana e organizativa) que permita às equipas de projecto (alunos e docentes)  desenvolver as suas ideias, trabalhos e projectos;
  •  proporcionar às equipas um contacto com a realidade empresarial facilitando a integração dos alunos no mundo do trabalho e  a aproximação dos docentes às práticas, de gestão e do exercício da engenharia, aplicadas nas empresas.

     Os projectos poderão ser propostos por entidades externas à escola, pelos alunos, pelos docentes, por entidades internas à escola e ao instituto, podendo ainda resultar da continuação de projectos já em desenvolvimento, no âmbito do curso de informática industrial

     Em 2006 foi iniciada uma nova via, nomeadamente de desenvolvimento de um conjunto de módulos que, recorrendo a tecnologias modernas, possam elevar o conhecimento técnico de alunos e docentes com vista ao desenvolvimento continuado de um portal do DSI. Algumas das tecnologias que se pretende usar são: a linguagem de programação Python, o servidor de aplicações Zope e o sistema de gestão de conteúdos Plone associados à base de dados PostgreSQL. Sendo este software livre, sugere-se aos alunos de projecto de fim de curso o download do software e a leitura dos manuais introdutórios de todas estas ferramentas.



Departamento de Sistemas e Informática - Escola Superior de Tecnologia de Setúbal - Instituto Politécnico de Setúbal.
Webmaster: Ricardo Pisa